Em 1988 rememorou-se o centenário da Abolição. Foi um ano marcado pelo ressurgimento de exposições e publicações dedicadas à importância do segmento negro na formação da cultura brasileira, daí surgindo inúmeras obras sobre a arte afro-brasileira. Mas algumas poucas referências já existentes de então continuam obrigatórias para quem quer compreender essa arte que hoje é chamada de afro-brasileira. São elas que listamos abaixo.
BARATA, Mário. A escultura de origem negra no Brasil. Brasil Arquitetura Contemporânea, n. 9, p. 51-56, 1957.
________. A escultura de origem negra no Brasil. In: ARAÚJO, Emanoel (Coord.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988. p. 183-191. [revisão modificada e ampliada da edição de 1957]
BASTIDE, Roger. The function and significance of negro art in the life of the Brazilian people. In: COLLOQUIUM ON NEGRO ART, 1966, Dakar. Function and significance of African negro art in the life of the people and for the people. Paris: Présence Africaine, 1968. p. 397-413.
BRAZIL, Étienne. O fetichismo dos negros no Brazil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, t.LXXIV, parte 2, p. 195-260, 1912.
CARNEIRO DA CUNHA, Marianno. Arte afro-brasileira. In: ZANINI, Walter (Ed.). História geral da arte no Brasil, vol. II. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983[a.1980]. p. 973-1033.
COIMBRA, Sílvia Rodrigues; MARTINS, Flávia; DUARTE, Maria Letícia. No reinado da lua: escultores populares do Nordeste. Rio de Janeiro: Salamandra, 1980.
FROTA, Lélia Coelho. Mitopoética de nove artistas brasileiros: vida, verdade e obra. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1978.
NASCIMENTO, Abdias. African presence in Brazilian art. Journal of African Civilizations, v. 3, n. 1, p. 49-68, 1981.
RAMOS, Arthur. Arte negra no Brasil. Cultura, Brasília, v. 1, n. 2, p. 189-212, 1949.
RODRIGUES, Nina. As línguas e as belas artes nos colonos pretos - Pintura e escultura - Sobrevivências africanas. In: ______. Os Africanos no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1932. p. 160-171. (Biblioteca Pedagógica Brasileira, 9) [1ª. ed. 1904]
SAIA, Luís. Escultura popular brasileira. São Paulo: Edições Gaveta, 1944.
SILVA, Áurea Pereira da. As artes plásticas: tentativa de bibliografia. In: ARAÚJO, Emanoel (Coord.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988. p. 396-398.
VALLADARES, Clarival do Prado. Agnaldo Manoel dos Santos: origin, revelation and death of a primitive sculptor. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, Universidade Federal da Bahia, 1963.
______________. Primitivos, genuínos e arcaicos. In: MOSTRA do Redescobrimento: arte popular = popular arts. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais: Fundação Bienal de São Paulo, 2000. p. 92-101. [1ª. ed. 1966]
______________. A iconologia africana no Brasil. Revista Brasileira de Cultura, Rio de Janeiro, a. 1, n. 1, p. 37-48[+ pranchas], 1969.
______________. Aspectos da iconografia afro-brasileira. Revista Brasileira de Cultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 23, p. 64-77, 1976.
______________. O negro nas artes plásticas. In: MOSTRA do Redescobrimento: negro de corpo e alma = black in body and soul. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais: Fundação Bienal de São Paulo, 2000. p. 426-429. [1ª. ed. 1968]
FONTE: Arteafricana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário